Sobre

Sobre Subverso Literatura

Subverso s.m., lugar não-material, onde não há existência, universo paralelo, lugar interno no Universo. Possíveis portais: Buraco Negro. Sobre onde não existe tempo, lugar atemporal.

Sub pr., elemento designativo de inferioridade, substituição, aproximação.

Verso s.m., linha de um poema.

Subverso Literatura é um espaço literário que contará com as análises de livros dentro dos géneros Young Adult, contemporâneo adulto e clássicos da literatura mundial. É também um lugar que pretende ser uma porta de entrada para autores emergentes no comércio literário com análises e opiniões credíveis e honestas em relação ao feedback que podem esperar do mercado. Para submeter o seu trabalho a avaliação vá à página Política de Análise de Obras Independentes.


Ler sempre foi um dos grandes prazeres da minha vida. Desde que me lembro, a leitura sempre se encaixou nas minhas horas de ócio.

Subverso Literatura foi criado para todos os amantes da literatura que gostam da abordagem descontraída e informal da literatura contemporânea e dos clássicos na era digital.

O conceito por trás do título reflecte sobre muito da literatura que hoje em dia se encontra perdida ou esquecida, assim como os títulos e autores que têm dificuldade em obter visibilidade numa era de congestão visual e informativa.

Não obstante a seriedade do tema, eu pretendo falar dos variados assuntos sem complexo, com uma mente aberta e ciente da luta que existe para que os autores consigam ter as suas obras valorizadas – tanto os clássicos esquecidos como os novos talentos.

Mas não existem apenas os extremos; eu leio praticamente de tudo um pouco e pretendo transmitir o bom que existe nos clássicos, na literatura juvenil, no romance, fantasia, não ficção, entre outros.

As análises feitas por mim são apenas a minha opinião sobre as obras, nunca devendo ser tomadas como a posição de outra entidade ou pessoa.


Este blog nasceu da necessidade de partilhar a minha visão pessoal da literatura com o mundo. Apesar disso, pretendo também partilhar informações úteis (10 Motivos Para Ter Um Kindle), por vezes cómicas (14 Motivos Para Namorar Quem Gosta de Ler), subversivas (Livros Maçadores: Quando Devemos Desistir) ou controversas (De Lolita e Outros Demónios). A liberdade de expressão é uma ferramenta que faz o mundo girar e pretendo aguçar o pensamento dos leitores do blog relativamente aos livros que vou lendo, como The Ethical Slut, Difficult Women, Night, etc.


Alguns dos artigos mais visitados do blog podem ser do vosso interesse.

12 Livros que Nos Tornam Mais Sábios

7 Livros Para a Mulher Moderna

10 Romances Para Quem Não Gosta do Dia dos Namorados

5 Booktubers Relevantes em Portugal

A Literatura Enquanto Refúgio Emocional


No futuro, pretendo implementar mais algumas ferramentas e ideias que tornarão o blog um espaço mais amigável aos amantes da leitura.

%d bloggers like this: