Ser Blogger de Carolina A. e Sandra A.

Carolina e Sandra ensinam-nos a alcançar o sucesso através do blog.

Ser Blogger - Como criar, comunicar e rentabilizar um Blog Ser Blogger – Como criar, comunicar e rentabilizar um Blog de Carolina Afonso
A minha avaliação: 4 of 5 stars

Em Ser Blogger, Carolina Afonso e Sandra Alvarez dão dicas e técnicas essenciais a todos os interessados em começar um blog.

O livro está dividido em 6 capítulos.

No primeiro capítulo começam por explicar como é possível abrir um blog, assim quais os domínios mais apropriados. O fio condutor do livro divide os bloggers daqueles que o querem fazer por hobbie dos que querem lucrar. A coisa mais importante a ter em consideração é a paixão que devemos ter para criar e poder manter um blog. Este é o motor que vai manter o sonho activo. Neste capítulo também são abordadas histórias de bloggers de sucesso, como funciona a blogosfera e há também um pequeno teste para descobrir o nosso nicho na blogosfera.

No segundo capítulo trata-se do planeamento do blog: visão, missão e posicionamento do blog na blogosfera.

O terceiro capítulo procura ensinar tratar do design do blog, tal como o layout, as cores, disposição dos elementos e o que não fazer em termos visuais para afastar potenciais subscritores.

A comunicação e difusão da palavra do blog é o tema do capítulo 4. As autoras mostram como usar ferramentas de monitorização, como interagir com outros bloggers do mesmo nicho e a importância que tem a nossa envolvência em eventos que abranjam o nosso tema.

O quinto capítulo mostra como rentabilizar o blog através de várias ferramentas. Estas ferramentas consistem de publicidade a marcas, anúncios no site e venda de produtos, entre outros.

O sexto, e último, denota a importância que é acompanhar as métricas do blog. Isto significa acompanhar o percurso estatístico do blog e tudo o que envolva a interacção dos usuários com este.

No fim ainda temos um pequeno epílogo que nos elucida em algumas noções que precisam ser repetidas e destacadas. Isto é, histórias reais de bloggers que alcançaram o sucesso e algumas dicas de como alcançar esse sucesso.


Comprar o livro

Como é óbvio para quem lê este texto, eu tenho um blog. Um blog sobre livros. Aqui partilho as minhas opiniões sobre tudo o que leio e dou até mesmo os meus insights sobre assuntos relacionados com livros e literatura. Ao longo dos últimos quatro meses tenho aprendido muito. Tenho coleccionado informação, aprendido sobre os aspectos mais técnicos e tenho procurado melhorar a minha escrita.

Este livro parecia, à partida, um bom elemento tanto para iniciantes quanto para quem já é mais experiente. Claro que em 4 meses de blog eu ainda tenho muito que aprender. Porém, no livro torna-se óbvio que é muito mais direccionado para quem ainda tem apenas uma ideia formada do que é um blog.

Não tem muito que acrescentar para quem já tem o comboio em andamento e se sente um pouco perdido em termos técnicos como SEO, integração com outros websites ou apps, ou até mesmo como explorar espaço nas redes sociais. Todas estas noções estão expressas de forma um pouco vaga no livro.

No entanto, uma coisa que gostei bastante no livro foi as opiniões de diversos autores de blogs de áreas variadas. Infelizmente não havia nenhum blog sobre literatura. Isto leva-me a pensar que ou não são relevantes o suficiente, ou não existe nenhum caso de «sucesso». Claro que, se for esse o caso, me entristece de alguma forma. O que existirá de errado nos blogs de literatura? Serão poucos? Serão apelativos apenas a uma pequeníssima minoria e por isso não conseguem alcançar mais gente? Terão pouca qualidade?

Conforme fui lendo o livro fui me apercebendo que realmente gosto disto que faço, ainda que o faça em grande parte só para mim. Mas tendo sempre em vista os leitores, é claro. No entanto, não tenho medo de continuar a fazê-lo na esperança de despertar o gosto pela leitura. Mesmo que isso signifique uma ou duas pessoas ao longo do tempo em que isto decorre. Com o tempo que tenho investido, pretendo que seja bastante.

O livro, no final de contas, consegue cumprir aquilo que prometeu. Ele realmente ajuda a dar noções básicas e bons pontos de partida para quem quer começar um blog. Nisso dou-lhe todo o mérito e é um livro que tem todo o mérito como livro de consulta. Se a vossa ideia é começar um blog esta obra será um must-have.

Ver todas as minhas opiniões