Política de Opinião/Review Policy

Nesta página encontras a nossa política de opinião (review) de obras independentes.

E-mail para avaliações: subversoliteratura@gmail.com

Política de opinião (review) de obras independentes. Tens uma obra editada e precisas de uma opinião honesta? Envia-nos um e-mail.A autora do blog está disposta a aceitar fazer revisão e opinião de obras independentes (publicadas ou não) nos seguintes termos:

Línguas: Português (Portugal e Brasil) e Inglês (UK e US).  Porém, todas as obras serão avaliadas em português e publicadas aqui no blog.

Géneros Aceites:

Romance psicológico, romance histórico, realismo mágico, novelas, contos, fantasia épica, ficção YA (juvenil), suspense e mistério.

Géneros que Não Avalio: Não-ficção*, terror, policial, infantil e poesia**.

*Não avalio não-ficção não por não gostar, mas por não ter experiência suficiente para avaliar algo que se baseia em referências e factos por receio de avaliar de forma injusta, incorrecta ou incompleta.

**Não avalio poesia simplesmente por ser um género que raramente leio. Não tenho a experiência necessária para dar uma avaliação correta ou justa.

Formatos Aceites: .mobi para Kindle. Fisicamente estou disposta a aceitar, mas existem portes associados que podem ser elevados, portanto dou preferência ao formato digital. Caso queiram enviar fisicamente enviem um e-mail para subversoliteratura@gmail.com

Todas as obras avaliadas receberão uma crítica 100% honesta, na íntegra. Dou muito valor à frontalidade, visto vivermos numa época em que o mercado está saturado e aceitar apenas aquilo que realmente vende.

Sistema de Avaliação:

5 estrelas: Avaliação máxima. É um livro que recomendo e acredito ter potencial de venda. Não tenho grandes defeitos a apontar.

4 estrelas: É, em geral, uma boa obra. Mas existem algumas arestas a serem polidas.

3 estrelas:  Avaliação média. É raro eu dar esta avaliação às obras que leio. Quando o faço vejo-o mais por motivos negativos, pois acredito que a obra é razoável, tem potencial, mas o autor não sou aproveitar. Boa ideia, má execução.

2 estrelas: Avaliação medíocre. Se o faço é porque acho o conceito pobre e está baseado numa execução igualmente má.

1 estrela: Se eu consegui ler o livro até ao fim foi porque acreditei que a meio ainda poderia melhorar.

Condições de revisão: Estou disposta a responder a todos os pedidos de revisão, mas não posso prometer ler todas as obras. O autor da obra será notificado independentemente da minha decisão. O tempo desde a recepção da obra até à publicação da opinião pode variar dependendo do tamanho da obra. Porém, dou uma margem segura de 30 dias para este processo.

O que esperar da minha avaliação: Tento ser o mais imparcial e neutra possível, e sempre honesta. Para saberem como é uma avaliação minha vejam o separador Opinião.

Para as obras que já foram publicadas e estão disponíveis no Goodreads, também irei publicar lá a minha opinião.


PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Os pedidos de revisão são pagos?
    Não. Faço-o por gosto, mas aceito donativos por PayPal para ajudar à manutenção do blog. (Ir à página Contactos para mais informações)
  2. Quanto tempo demora a fazer a avaliação?
    O tempo depende. No início de cada mês começo a ler as obras enviadas no mês anterior para revisão. O término da leitura e início da revisão depende da envergadura da obra e esforço de interpretação empregue. No entanto, dou uma margem segura de um mês para as obras mais complexas ou extensas.
  3. Como saberei que a minha obra já está a ser avaliada ou já foi avaliada?
    Receberá um e-mail tanto no início da revisão como no final com o link para aceder à página da avaliação.
  4. Termina a leitura de todas as obras submetidas a revisão?
    Se julgar que a obra tem demasiados erros ortográficos, de sintaxe ou semântica, ou até mesmo discordância dentro da narrativa da própria obra, cessarei a sua leitura e enviarei um e-mail ao autor para que o mesmo saiba, já que editoras e leitores em geral jamais vão conseguir prosseguir a leitura do mesmo modo.