Book Bingo: diversificar as leituras de Verão

Sem ideias do que ler este Verão? Book Bingo é a solução!

(Esta rima foi péssima!)

Ah, o Verão; aquela época do ano pela qual todos esperamos para finalmente podermos ir passear, tomar banhos de sol, ficar de papo para o ar sem fazer nada ou, como muitos de nós, ler em todos os lugares e mais alguns sem a típica interrupção da rotina de trabalho ou estudos caótica.

Por vezes, porém, é difícil decidir o que queremos ler. Não temos vontade de ler o nosso autor favorito porque não estamos no mood certo para isso, ou não queremos ler um livro de não-ficção porque nos apetece sonhar. Queremos diversificar as nossas leituras e descobrir coisas novas, mas não sabemos por onde começar.

Felizmente, as comunidades portuguesas de leitores na internet são várias e oferecem diferentes desafios. Um deles é o book bingo – um bingo onde o leitor tem de preencher uma linha na horizontal, vertical ou diagonal para completar o cartão. Os que se sentem mais audazes podem, claro, preencher todas as casas durante o período em que o bingo decorre. Mas como funciona?

No grupo Leituras Partilhadas no Goodreads foi lançado este mesmo desafio do book bingo, intitulado “Book Bingo – Leituras ao Sol”, em alusão ao Verão. O desafio decorre entre o dia 21 de Junho a 22 de Setembro, portanto, o Verão inteiro!

Para participar basta ver a imagem abaixo. Se quiserem participar directamente no grupo basta clicar na imagem para serem redireccionados para a discussão.

Book Bingo: Leituras ao Sol
O objectivo é preencher uma das filas ou colunas. Na diagonal também é permitido.

Decidi entrar na diversão, embora viva num país onde neste momento é Cacimbo (Inverno).
Os livros com que vou participar são:

 

Esquecido na estante: Os Homens Que Odeiam As Mulheres de Stieg Larsson
Sinopse:
 O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

“Amizade – a minha definição – é construída sobre duas coisas. Respeito e confiança. Ambos os elementos têm de estar presentes. Tem de ser mútuo. Podes ter respeito por alguém, mas se não tiveres confiança a amizade sucumbirá.”

 

Passado num continente diferente: O Menino de Cabul de Khaled Hosseini
Sinopse:
 No inverno de 1975, em Cabul, tudo o que Amir mais deseja no mundo é ganhar um concurso de papagaios para poder impressionar o seu pai, e Hassan, o seu amigo inseparável, está determinado a ajudá-lo. Mas, na tarde do concurso, um terrível acontecimento vai destruir os laços que unem os dois rapazes para sempre. E, mesmo quando a família de Amir é forçada a fugir do Afeganistão após a invasão soviética, Amir sabe que um dia terá de regressar à sua terra natal em busca de redenção.

“Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até mesmo num único dia, pode mudar o curso de toda uma vida…”

 

Juvenil/YA: O Circo dos Sonhos de Erin Morgenstern
Sinopse: 
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

“Os melhores prazeres são sempre os inesperados.”


Autor Lusófono: 
O Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago
Sinopse: 
«O Evangelho segundo Jesus Cristo, dizia, é o romance que gerou mais polémica e é a causa de ter mudado a minha residência de Lisboa para Lanzarote, em Espanha. É um livro que não projetei, porque jamais me havia passado pela cabeça escrever uma vida de Jesus, havendo tantas e sendo tão diferentes as interpretações que dessa vida se fizeram, destrutivas por vezes, ou, pelo contrário, obedecendo às imposições restritivas do dogma e da tradição. Enfim, sobre o filho de José e Maria disse-se de tudo, logo não seria necessário um livro mais, e ainda menos o que viria a escrever um ateu como eu. Simplesmente, o homem põe e a circunstância dispõe e aqui está o que me impeliu a uma tarefa cuja complexidade ainda hoje me assusta.»

“Deus não perdoa os pecados que Ele nos faz cometer.”

 

E vocês? Que livros vão ler?

Extra: és um aspirante a autor? Tens uma obra que precisa de uma opinião imparcial? Visita a página política de opinião.

Author: Íris Santos

Bibliómana desde o berço, com uma queda para o drama. Criei o meu primeiro blog com 13 anos e dedicava-se mais à escrita de poemas do que à análise dos mesmos. Neste entremeio faço uma pausa na leitura e retomo com fervor aos 22 anos. Hoje, com 25 anos, decido dedicar uma maior parte do meu tempo à análise de literatura nacional e internacional emergente e a importância dos clássicos e da relação da literatura com as tecnologias. Gosto, acima de tudo, ler novos autores emergentes de literatura estrangeira sem nunca fugir a um critério de selecção muito pessoal.

  • Isaura Pereira

    Olá Íris,
    Obrigada pela partilha do desafio. Boas escolhas. Espero que te divirtas.
    Só um pormenor: o nosso grupo chama-se “Leituras Partilhadas” 😉
    Obrigada pela partilha e divulgação.
    Beijinhos e boas leituras

    • Íris Santos

      Ups, desculpa! Está corrigido 🙂 nem sei de onde tirei o nome. Acho que estava a pensar duas coisas ao mesmo tempo 😂

      • Isaura Pereira

        Olá Íris,
        Obrigada eu 🙂
        Espero que te divirtas e que faças boas leituras 🙂
        Beijinhos

%d bloggers like this: