Análise: Of Mice and Men

Of Mice and Men
Of Mice and Men de John Steinbeck
A minha avaliação: 2 de 5 estrelas

Comprar aqui.

Compreendo a grande avaliação que este livro obteve e, no entanto, também compreendo que mesmo reconhecendo uma boa obra quando a vejo, sei que cada leitor tem o seu gosto particular.

Steinbeck debruça-se sobre o tema no qual é experiente: a luta do proletariado por uma vida melhor durante a Grande Depressão nos Estados Unidos.
Tendo lido As Vinhas da Ira eu já sabia mais ou menos o que esperar de Of Mice and Men (li em inglês, creio que em Português o título seja Ratos e Homens), mas por algum motivo senti que as minhas expectativas atraiçoaram-me.

George e Lennie viajam pelo país à procura de um novo emprego onde possam juntar dinheiro para um bocado de terra e uma cabana. George é o amigo mais astuto. Lennie sofreu um acidente na infância e levou a que ficasse com sequelas neurológicas que resultam em comportamentos estranhos, explosivos e agressivos. Esta personagem também tem dificuldade em lidar com outras pessoas e até mesmo animais. É bondoso, mas tem dificuldade em aplicar um bom discernimento nas mais variadas situações do dia-a-dia. George, não sabendo se por caridade, cuida de Lennie quase como se fosse seu filho. Lennie causa transtornos e problemas aonde quer que passa, mas tudo isto piora quando chegam ao novo emprego.

O livro aborda outras questões como o analfabetismo, o racismo, o classicismo. Os personagens são realistas e nesse sentido não tenho nada a apontar.
O grande defeito, no entanto, creio ter sido na forma como o livro acabou. Foi um desfecho mais do que óbvio e acho que Steinbeck era capaz de melhor. Comparando com a forma como se desenrolou o fim de As Vinhas da Ira tinha boas esperanças para Of Mice and Men.

Apesar de o tema ser interessante, acredito que as minhas expectativas acabaram dececionadas pela forma como a história foi desenvolvida e encerrada. Mas não assumo como tendo sido tempo perdido. Ainda assim gostei de o ler.

Ver todas as minhas análises

Nota: todos os links para comprar livros em inglês estão associados a uma parceria do Subverso Literatura com BookDepository.com. Uma comissão de 5% de cada compra reverte ao site para apoiar a manutenção do mesmo. Os portes são gratuitos para todos os países.

Author: Íris Santos

Bibliómana desde o berço, com uma queda para o drama. Criei o meu primeiro blog com 13 anos e dedicava-se mais à escrita de poemas do que à análise dos mesmos. Neste entremeio faço uma pausa na leitura e retomo com fervor aos 22 anos. Hoje, com 25 anos, decido dedicar uma maior parte do meu tempo à análise de literatura nacional e internacional emergente e a importância dos clássicos e da relação da literatura com as tecnologias. Gosto, acima de tudo, ler novos autores emergentes de literatura estrangeira sem nunca fugir a um critério de selecção muito pessoal.

%d bloggers like this: