8 Podcasts Para Quem Ama Ler

Seja ficção ou não ficção, todos nós, incluindo aqueles que não lêem, tendem a ter uma preferência.

O mundo dos podcasts parece ser, por vezes, algo escondido e secreto. Existem alguns que se destacam pelo conteúdo que apresentam e conseguem arrastar uma legião de fãs que se tornam fiéis ao longo dos anos.

Eu sou uma ouvinte relativamente recente de podcasts, mas, sendo amante de leitura também, consegui já ouvir e encontrar alguns podcasts que certamente também acharão interessantes. Para visitar os podcasts é só clicar na imagem dos mesmos.

Serial é um podcast dos criadores de This American Life, apresentado por Sarah Koenig. Serial desvenda uma história – verídica – ao longo de uma temporada. O programa segue o enredo e personagens aonde eles vão, através de muitas reviravoltas surpreendentes. Sarah não sabe o que acontece no fim da história até chegar lá, não muito depois de você chegar lá com ela. Cada semana ela traz-lhe o último capítulo, portanto é importante prestar atenção, começando no episódio 1.

Lore é um podcast quinzenal (e terá em breve a sua série em televisão, Março 2017) sobre os aterradores contos históricos que alimentam as superstições modernas. Cada episódio explora o mundo de criaturas misteriosas, eventos trágicos, e lugar incomuns. Porque às vezes a verdade é mais assustadora que a ficção.

Em Hardcore History, o jornalista e entrevistador Dan Carlin faz uso do seu modo não-ortodoxo e “marciano” de pensamento e aplica-o ao passado. Alexandre, o Grande foi uma pessoa tão má quanto Hitler? Como seriam os Apaches se tivessem armas modernas? A nossa civilização moderna irá desintegrar-se como as grandes civilizações do passado? Isto não é história académica (e Carlin não é um historiador), mas uma mistura única de grande drama do podcast, narração incomparável e reviravoltas ao estilo de Twilight Zone que conquistaram milhões de ouvintes.

Uma ficção em série do criador de Welcome to the Night Vale, Alice isn’t Dead segue uma camionista pelas paisagens dos Estados Unidos que vai à procura da sua esposa, presumindo que a mesma esteja morta. No decorrer das suas buscas, ela encontrará não apenas personagens que pouco se assemelham a seres humanos, como também cidades perdidas no tempo e uma conspiração que se encontra distante da mulher desaparecida. Narrado por Jasika Nicole. Escrito por Joseph Fink. Produzido por Disparition.

All the Books! é um programa semanal de recomendações e discussões sobre os novos lançamentos interessantes e empolgantes do mundo literário.

Uma chamada telefónica. Sem nomes. Sem limites. Esta é a premissa por trás de Beautiful Stories from Anonymous People, apresentado pelo comediante Chris Gethard (the Chris Gethard Show, Broad City, This American Life, e um dos “Melhores 10 Comediantes de 2015” da revista Time Out). Todas as semanas, Chris abre a sua linha telefónica a um desconhecido, e ele não pode ser o primeiro a desligar, independentemente da situação. Desde confissões chocantes a segredos de família, discussões filosóficas e auto-promoção desenvergonhada, tudo vai e pode acontecer.

History of Literature, entusiasta literário Jacke Wilson viaja através da história da literatura, desde contos épicos antigos aos clássicos contemporâneos.

TED Radio Hour é uma viagem através de ideias fascinantes: invenções incríveis, novas formas de solucionar problemas antigos, novas maneiras de pensar e criar. Baseado nas palestras dadas por oradores cativantes reconhecidos mundialmente no palco de TED, cada programa é centrado num tema comum – tal como a fonte da felicidade, inovação em crowd-sourcing, caixas de mudanças ou conexões inexplicáveis.

Infelizmente não conheço nenhum em Português, mas espero que achem estes interessantes e úteis nas vossas jornadas literárias.

Author: Íris Santos

Bibliómana desde o berço, com uma queda para o drama. Criei o meu primeiro blog com 13 anos e dedicava-se mais à escrita de poemas do que à análise dos mesmos. Neste entremeio faço uma pausa na leitura e retomo com fervor aos 22 anos. Hoje, com 25 anos, decido dedicar uma maior parte do meu tempo à análise de literatura nacional e internacional emergente e a importância dos clássicos e da relação da literatura com as tecnologias. Gosto, acima de tudo, ler novos autores emergentes de literatura estrangeira sem nunca fugir a um critério de selecção muito pessoal.

%d bloggers like this: