5 Booktubers Relevantes em Portugal

A crítica literária em vídeo, mais conhecida como Booktubing na linguagem cibernética, é uma invenção algo nova, tendo surgido há mais ou menos 9 anos. Entretanto, a ideia tomou forma e foi se espalhando pelas redes sociais, muitas vezes ultrapassando a influência e difusão dos blogs literários – como este.

O que é, afinal, o booktubing?
Derivada da palavra youtube, o booktubing é a actividade de criticar, opinar, recomendar e falar sobre livros e todos os assuntos relacionados com a literatura através de vídeos na plataforma YouTube. Em geral, os booktubers são pessoas apaixonadas por literatura e que gostam de falar sobre livros dirigindo-se directamente a uma câmara com o intuito de chegar aos espectadores do outro lado.

Em Portugal, a comunidade de booktubers é ainda bastante pequena, mas é, pelo que pude ver, uma comunidade bastante sólida apoiada na entreajuda.

Não há dúvidas que no YouTube, o segundo motor de pesquisa mais usado no mundo, os booktubers ganharam uma legião de fãs que de outra forma seria impossível com os blogs. A informação é difundida com muito mais facilidade e permite que a crítica literária, que até então era apenas um nicho muito exclusivo na blogosfera, se torne numa ferramenta útil tanto para editoras, como para booktubers e leitores que confiam no gosto e discernimento destes.

Aventurei-me recentemente neste campo de vídeo e um pouco de narcisismo, e comecei a pesquisar outros booktubers e o porquê de serem os mais reconhecidos. O seu conteúdo não só chama a atenção como os leitores recorrem às suas opiniões para investirem o seu dinheiro neste ou naquele livro. Hoje em dia já não precisamos levar apenas em conta a opinião de quem fez estudos editoriais. O que as pessoas procuram é a opinião de “gente como a gente”.  Estes são, segundo o YouTube, os Booktubers portugueses mais relevantes:

1. Diário da Chris

2.  Dora Santos Marques

3. A Mulher que Ama Livros

4. filipab0oks

5. Cat InTheNet

Author: Íris Santos

Bibliómana desde o berço, com uma queda para o drama. Criei o meu primeiro blog com 13 anos e dedicava-se mais à escrita de poemas do que à análise dos mesmos. Neste entremeio faço uma pausa na leitura e retomo com fervor aos 22 anos. Hoje, com 25 anos, decido dedicar uma maior parte do meu tempo à análise de literatura nacional e internacional emergente e a importância dos clássicos e da relação da literatura com as tecnologias. Gosto, acima de tudo, ler novos autores emergentes de literatura estrangeira sem nunca fugir a um critério de selecção muito pessoal.

  • Epá, isto é uma honra, até fico vaidosa, Irís!
    Muito obrigada e um beijinhos grande.
    Vou seguir o teu blog.

    • Íris Santos

      Imagina, é um simples blog muito recente ainda 😀
      Obrigada, beijinhos.

  • Que honra!!! Obrigada 🙂

    • Íris Santos

      De nada, é um prazer! 🙂 beijinhos

  • Catarina A.

    Que honra a serio! Nem sei o que dizer <3

    • Íris Santos

      Imagina! O meu blog ainda é pequeno mas pretendo conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura, e acredito que os booktubers são uma boa “gateway” para quem está interessado em ler mais :)))
      Obrigada pelo comentário <3

%d bloggers like this: